Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ICNAS celebra 15 anos e quer expandir para a área terapêutica (com vídeo)


Texto: Lara Cruz e Foto: Camila Figueiredo Quinta, 18 de Abril de 2024

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra (ICNAS) celebra hoje o seu 15.º aniversário, com uma homenagem ao “eminente físico e professor catedrático da Universidade de Coimbra” João José Pedroso de Lima.

O Convento São Francisco acolheu o evento que contou com a presença de mais de 100 pessoas, incluindo os familiares do professor, com as intervenções de Antero Abrunhosa, Francisco Alves, Miguel Castelo Branco, João Pedroso de Lima, Adriano Pedroso de Lima, Margarida Pedroso de Lima e Amílcar Falcão.

O diretor do ICNAS, responsável pela abertura do evento, apresentou o recém-criado Prémio JJ Pedroso de Lima, que constitui uma homenagem a João José Pedroso de Lima e que permite ainda distinguir anualmente estudantes, professores ou investigadores com formação de base nas áreas das ciências fundamentais e engenharias, que se destaquem com projetos na área das ciências nucleares aplicadas à saúde, com a atribuição de um diploma de mérito e uma recompensa monetária no valor de 10 mil €.

«Estou muito feliz pelo dia de hoje, porque o ICNAS conseguiu e vai continuar a conseguir, pelo prémio e pela pessoa extraordinária que foi João José Pedroso de Lima», assinala Amílcar Falcão, Reitor da UC.

No próximo projeto, o ICNAS 2.O, pretende aplicar as ciências nucleares à área da terapêutica, num novo espaço que já se encontra projetado no edifício subunidade 2.4 da Faculdade de Medicina da UC, de forma a dar continuidade ao projeto inicial do professor.


Ler notícia completa na edição em papel


Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu